Manipulação Magistral para Estética: Personalização dos Tratamentos
ANAMNESE PARA PROGRAMA DE TRATAMENTO PERSONALIZADO
Vamos iniciar entendendo o conceito de personalização. Segundo a definição, personalização significa algo individualizado, com características próprias para determinado indivíduo, espaço ou objeto. E este é o objetivo destes programas de tratamento idealizados neste livro, que contém somente fórmulas manipuladas em Farmácia Magistral.
“Anamnese é a informação ou histórico do paciente. O objetivo é conhecer sua história e iniciar uma boa relação entre o paciente e o profissional de estética. Deve permitir que o paciente se expresse abertamente e à sua maneira. As perguntas devem ser criteriosas e objetivas, permitindo sempre uma resposta que forneça os detalhes necessários para a avaliação, de forma clara e sucinta.”
Mais importante do que personalizar é buscar resultados positivos em nossos tratamentos. Muitas vezes pequenos e mesmo grandes detalhes são esquecidos na entrevista inicial que chamamos de anamnese.
Uma anamnese pautada em questões completas, pertinentes, objetivas e que façam sentido para sua investigação com foco na afecção a ser tratada, e que tragam informações que sejam capazes de identificar pontos importantes para o sucesso de seu tratamento, permite que você personalize e individualize sua abordagem e, desta forma, tenha maior possibilidade de sucesso e satisfação ao fim da abordagem estética.
A anamnese inicial tem a intenção de conhecer o paciente e investigar os principais pontos que podem contribuir para o sucesso ou insucesso do tratamento.
“A anamnese e a avaliação cutânea são imprescindíveis para que o profissional de Saúde Estética faça a venda do tratamento que melhor atende a necessidade do paciente.”
Além dos dados pessoais que colhemos logo no início da entrevista, se faz necessário levantar qual a queixa principal e a quanto tempo ela está instalada.
Questões como hábitos de vida, atividade física, alimentação, uso de medicamentos, ingesta de água, ingesta alimentar (tipo, qualidade e frequência de alimentação), tratamento médico que esteja realizando, uso de cosméticos, abordagens estéticas anteriores (identifica o que já foi feito, se foi ou não satisfatório, que recursos foram utilizados), patologias de base (doenças crônicas), medicamentos em uso (estes podem contribuir negativamente em alguns aspectos), nível de estresse, horas de sono etc.
Mas, não é só isso. Com base nas informações relatadas pelos clientes/pacientes, vamos nos aprofundando nas perguntas e, com base nestas informações, conseguimos personalizar nossos tratamentos e nossas formulações.
Extraído do livro MANIPULAÇÃO MAGISTRAL PARA ESTÉTICA: Personalização dos Tratamentos.
- Para adquirir o livro clique aqui
Clique aqui e baixe seu modelo de ficha de anamnese.
Modelo de ficha de anamnese:
Excelente!!!!
Amei
Obrigado querida!!!
Daniel Antunes jr
Fantástico. Meus parabéns
Obrigado pelo retorno, Dr. Carlos!
Abraço,
Daniel Antunes
Anamnese é imprescindível para melhor determinar o tratamento específico e personalizado , trazendo melhor funcionalidade para todas as indicações .